“ASDFG”. Não, este não é um código secreto da Segunda Guerra Mundial. Este pode ser comparado ao “Hello World” para aqueles que aprendem a programar. Quando você aprende uma linguagem de programação, é muito comum que o seu primeiro programa seja um código simples com a função de imprimir na tela do computador a mensagem “Hello World”.
Quando iniciei minha jornada no mundo dos computadores, existia na época um curso muito popular chamado Curso de Datilografia. Embora os computadores na época já fossem conhecidos, eles ainda eram caros, principalmente para a realidade brasileira da época. Sendo assim, as máquinas de escrever ainda eram amplamente empregadas nas empresas e acessíveis para uso pessoal. Eu mesmo tive uma pequena Olivetti Lettera 82 que me acompanhou por um bom tempo. Muitos trabalhos de escola, cartas, curriculums e formulários foram escritos ou preenchidos nesta pequena maquina barulhenta.
Mas para utilizar com maestria esta máquina, que poderia ser pequena, portátil e simples como minha Olivetti Lettera 82 ou complexa como algumas outras maquinas profissionais, era necessário fazer o tal do curso de datilografia. Aliás, ter um curso de datilografia no currículo não era apenas um diferencial, ele era necessário para algumas profissões. “ASDFG” era a primeira sequencia de teclas que você aprendia a digitar, ops! digo datilografar, numa maquina de escrever. 
Ainda me lembro de como era frequentar o curso de datilografia. Saía de casa munido de um pequeno manual, com algumas folhas de exercicíos e ia direto para o local do curso. Quando descia do ônibus, já podia ouvir a distância o som cadenciado e constante das teclas sendo batidas. O som era característico, as sequências de teclas que eram precissionadas num rítmo frenético seguidos do que parecia ser o badalar de um sino, que indicava a hora de mudar para a próxima linha. O orgulho e a determinação de concluir o meu curso e poder exibir orgulhoso o meu diploma de datilógrafo não me permitia sequer imaginar que isto um dia teria fim.
As máquinas de datilografia fizeram história. Foram a principal ferramenta de muitas profissões como de administradores, jornalistas e escritores. Elas faziam girar um mundo de negócios em torno dela. Estamos falando de fabricas de máquinas que empregavam pessoas em diversas áreas. Fabricas que produziam peças para estas maquinas. Negócios que giravam em torno de venda e manutenção destas máquinas. Gráficas que imprimiam formulários específicos para serem utilizados em maquinas de escrever. Além é claro dos cursos que formavam as pessoas que estariam habilitados a operar estas máquinas. Estamos falando de toda uma industria e mercado que simplesmente desapareceu. 
Iniciei este texto com este exemplo para poder demonstrar como a tecnologia pode impactar o Business. Naturalmente que quando foi introduzida, a máquina de escrever revolucionou uma época, permitindo novos negócios e formas de se resolver certos problemas. Da mesma forma, novas possibilidades surgiram com a sua substituição. Mas é importante destacar que neste processo de transformação a indústria, o mercado e a sociedade sofrem impactos positivos e negativos.
Ele é negativo para aqueles que não estão atentos e não se antecipam a mudança. Porém ele é positivo para aqueles que estão antenados e tiram proveito das novas oportunidades que surgem com novas tecnologias.
Talvez nos perguntemos: Qual será a próxima tecnologia que irá impactar nossas vidas, industrias, mercados ou profissões? O fato é que estas mudanças não ocorrem de forma coordenada e simultânea. As tecnologias vão surgindo e mudando a vida das pessoas e seus negócios a todo o momento em tempos e formas diferentes. E neste momento existem alguns sinais de mudanças o qual devemos estar atentos, que certamente já estão afetando o business de muitas organizações. Vamos falar de algumas destas novas tecnologias que merecem nossa atenção.
Computação em nuvem: Também conhecida pelo seu termo em inglês como Cloud Computing, esta tecnologia já esta presente a algum tempo em nosso dia a dia por meio das redes sociais, serviços de armazenamento de aquivos e webmail. Mas é importante destacar que esta tecnologia também tem afetado empresas de pequeno, médio e grande porte. Quando empresas optam por migrar soluções para a nuvem, isto muda radicalmente a estrutura e forma de trabalhar o business da empresa. Novos desafios e novas possibilidades surgem. A empresa pode reduzir o custo de infraestrutura local e eventualmente eliminar algumas funções. Alguns departamentos podem ser criados ou apliados e outros podem ser reduzidos ou simplesmente extintos.
Mobilidade: A idéia de tudo ao alcance de nossas mãos está se tornando cada vez mais comum. Hoje com os aplicativos móveis e outras tecnologias relacionadas nos permitem fazer quase tudo em um smartphone. É possível acessar sua conta bancária, seu boletim escolar, assistir sua série favorita e muito mais. O conceito de mobilidade vai muito além nos oferecendo a experiencia de estar o tempo todo conectado. Este tipo de tecnologia traz novas oportunidades e desafios aos negócios atuais.
Redes sociais: Inicialmente muito mais relacionada as relações sociais não profissionais para compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens, hoje as redes socias tem sido exploradas cada vez mais pelas empresas. Por meio das redes sociais a interação e comunicação se torna mais dinâmica. Apesar das recentes críticas relacionadas ao seu uso para divulgação de fake news, o fato é que as redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Por meio de redes sociais as empresas podem promover seus produtos e marcas de forma mais orgânica alcançando assim melhores resultados. 
Inteligência artificial: Talvez uma das mais aclamadas e temidas tecnologias a IA ainda divide opinições. Porém, o fato é que seu uso esta se tornando cada vez mais comum. Carros autônomos, automação de processos, análises econômicas e simulação de cenários futuros são apenas alguns exemplos de sua utilização. 
Estas são apenas alguns exemplos de tecnologias que já fazem parte do nosso cotidiano e que estão mudando gradualmente o business de algumas organizações. É preciso estar atendo a estas mudança por que isto tem impacto na industria, comércio e sociedade como um todo. Por conta do uso destas novas tecnologias novas oportunidades são criadas. Por outro lados, funções consideradas tradicionais podem ser extintas. 
Sendo assim, o mais importante neste momento é estar atendo as mudanças. O negacionismo não é uma estratégia eficaz. É preciso entender como elas evoluem e afetam nossas vidas. Precisamos estar abertos e preparados para a mudança caso elas sejam necessárias. Uma coisa é certa a respeito do impacto que as tecnologias excercem sobre o business, elas sempre caminham para frente e uma vez que um passo foi dado não é possível mais retroceder.