Desenvolvimento de Software
Por que o mundo precisa de mais programadores?

Por que o mundo precisa de mais programadores?

Não é difícil chegar à conclusão óbvia para esta pergunta pois trata-se apenas de uma constatação numérica. Olhe ao seu redor e verá que o número de dispositivos eletrônicos tem aumentado a cada dia. Quando digo dispositivos eletrônicos me refiro especificamente aqueles dispositivos que podemos chamar de “inteligentes”.

Praticamente todo mundo hoje tem um smartphone como seu companheiro inseparável. Nem usamos mais o termo “celular” ou “telefone móvel” porque o smartphone serve para muitas coisas que vão além de fazer e receber chamadas telefônicas. Aliás, alguém ainda faz isto? Alguns smartphones são mais poderosos do que um computador de mesa ou notebooks.

Quantos aplicativos você tem instalado em seu smartphone? Bom, vejamos, WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Youtube, Google Chrome, Google Play, Calendário, Câmera, acho que a lista vai longe. E por falar em Google Play, lá tem uma infinidade de programas que podem ser baixados no seu dispositivo.

E se parar para pensar que para cada programa você precisa de no mínimo um programador já dá para imaginar que não é pouca coisa. Porém, aplicativos mais complexos como Facebook exigem não apenas um programador, mas sim uma equipe de programadores. Existem programadores focados no front-end, back-end, banco de dados, e assim por diante. Eles estão lá para manter o sistema funcionando, corrigir erros, e fazer melhorias.

Mas voltando ao ecossistema eletrônico que nos cerca, ele certamente não se resume ao universo dos smartphones. Temos relógios inteligentes que podem fazer muito mais do que mostrar as horas. Eles podem calcular a distância que você percorre em uma caminhada, contar a quantidade de passos, checar seus batimentos cardíacos, receber mensagens e assim por diante. Pense, quando estamos falando destas funcionalidades no fundo trata-se de programas. E como para cada programa você precisa de programadores dá para ter uma noção de demanda, não? Na sua opinião você diria que número de smart watches tem aumentado ou diminuído?

Mas não para por aí, existe uma coisa chamada IoT que está enchendo nossas casas de dispositivos inteligentes. E por causa disso precisamos de programas para alarmes, geladeiras, fogões, máquinas de café, aspirador de pó, micro-ondas, lâmpadas, TVs, barbeadores, escova de dentes, e muitos outras coisas. E esta lista só tende a aumentar. E o que isto significa? Sim, isto mesmo, mais programadores!

Indo um pouco para o ambiente empresarial, desde que comecei a atuar na área de computação percebi que os computadores já eram realidade nas empresas. E o uso de tecnologia para automatizar processos só tem aumentado. As empresas veem na tecnologia uma forma de reduzir custos, aumentar sua eficiência e rentabilidade. E graças a tecnologia o home-office hoje é uma realidade. Mas o que esta revolução tecnológica no mundo empresarial significa? É isto mesmo que você está pensando, mais programadores!

Eu poderia listar uma série de motivos para justificar a necessidade de mais programadores. Porém, por uma questão de simplificação repito o que disse no início deste artigo. Trata-se apenas de uma constatação numérica.

Se deseja ingressar neste universo de programadores, talvez o Guia do Desenvolvedor Python possa lhe interessar.

Tags :